VARIEDADES

Organização acredita em até 15 mil visitantes para prestigiar a Inter-Regional do Enart


  • Por
  • 29/09/2018 - 09h15
Banco de dados/AT

Um público entre dez e 15 mil visitantes é esperado pela organização da Inter-Regional do Encontro de Artes e Tradição Gaúcha (Enart) que estará sendo realizado neste fim de semana em Santo Ângelo.
As provas das 15 modalidades em disputa estarão sendo realizadas em quatro locais e classificam para a etapa final do evento que será realizada no mês de novembro em Santa Cruz do Sul.
Mais de dois mil competidores de dez regiões tradicionalistas estarão participando das disputas de danças tradicionais nas forças A e B; chula; gaita piano; gaita botão até oito baixos; gaita botão mais de oito baixos; violão; intérprete vocal masculino; intérprete vocal feminino; trova mi maior de gavetão; trova martelo; trova estilo Gildo de Freitas; declamação masculina; declamação feminina; causo; danças de salão;.
Estarão participando competidores das seguintes regiões tradicionalistas: 3ª, 4ª, 5ª, 9ª, 10ª, 13ª, 14ª, 18ª, 20ª e 21ª.
A coordenadora da comissão organizadora, Nadir Ferreira Somavilla, afirma que a expectativa é por um grande número de visitantes, entre dez e 15 mil. Isso porque neste ano a competição em Santo Ângelo receberá participantes de regiões tradicionalistas mais próximas, o que facilita a presença. Segundo ela, mais de cem pessoas de entidades tradicionalistas locais estarão envolvidas na organização com coordenação da Associação das Entidades Tradicionalistas de Santo Ângelo (Assetrasa).
A disputa das danças tradicionalistas será realizadaa no Ginásio Marcelo Mioso, enquanto o concurso de Chula no Colégio Tiradentes, a Dança de Salão no CTG Os Legalistas e as demais modalidades serão no ginásio do Colégio Missões. A entrada é franca.
O Enart é o mais tradicional evento gaúcho de cultura tradicionalista. A sua importância é tamanha que ele foi considerado pela Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (Unesco) como o maior festival de arte amadora da América Latina.

PUBLICIDADE
').insertAfter(ps.get(i - 2)); }