REGIÃO

Imagem de São Nicolau será recebida na sexta-feira


  • Por
  • 19/12/2017 - 11h31
Imagem foi encontrada recentemente em Santa Maria (Divulgação)

Os moradores de São Nicolau poderão ver na sexta-feira, 22, e no fim de semana, a imagem do padroeiro do Município. A estátua de São Nicolau, atribuída ao escultor José Brasanelli.
A estátua foi encontrada pelo professor Edison Huttener numa escola de Santa Maria. As características da obra são similares às produzidas há mais de 300 anos. Possivelmente, a estátua foi furtada de uma igreja nos anos 1960.

CARACTERÍSTICAS
Nos documentos da instituição, não há registros da estátua de São Nicolau. Pesquisador da arte jesuítica e caçador de relíquias, irmão Edison Huttner, descobriu a imagem por acaso, e decidiu investigá-la.
A escultura foi então enviada ao Instituto do Cérebro, em Porto Alegre, para testes em busca de comprovação da sua origem. Uma tomografia computadorizada, idêntica à utilizada em seres humanos, detalhou as características da imagem.
Como, por exemplo, um cravo, espécie de prego que apareceu cravado na base da estátua. Segundo Edison, é um tipo de cravo semelhante ao utilizado em outras obras jesuíticas, que serviam para que a estátua ficasse firme em uma base.
A imagem possui quase um metro de altura e será levada para a Igreja Matriz de São Nicolau para poder ser apreciada pela comunidade.
O Município de São Nicolau foi criado pelo jesuíta Roque Gonzales em 1626. Ao saber do encontro da imagem do padroeiro, a administração municipal solicitou que ela fosse levada ao Município. O pedido foi aceito.
Huttner transportará a imagem num veículo do Iphan. A imagem está na PUC, onde recentemente foi exposta numa promoção.

PUBLICIDADE
').insertAfter(ps.get(i - 2)); }