REGIÃO

Emater realiza proteção de nascentes de água em Eugênio de Castro


  • Por
  • 05/04/2019 - 11h35
Estrutura de proteção foi montada com apoio de extensionistas da Emater e equipe da Secretaria Municipal de Obras (Divulgação)

Como forma de preservar as nascentes de água e, assim, contribuir com o acesso à água de qualidade para abastecimento das famílias e de criações nas propriedades rurais, a Emater/RS-Ascar realiza atividades de estímulo à proteção de nascentes, proposta inserida na diretriz estratégica de ações socioambientais.
No mês de março, por exemplo, foi realizado um mutirão para a proteção de uma fonte na propriedade de Hermeto Almeida e Silva, na comunidade de Rincão dos Antunes, interior de Eugênio de Castro. Outras atividades semelhantes estão previstas para os meses de abril e maio.
A família Silva construiu a estrutura de proteção com o apoio do extensionista da Emater/RS-Ascar de Eugênio de Castro, Fernando Foabris, e contou também com a parceria da Secretaria Municipal de Obras.
Foabris explica que os agricultores perceberam que proteger as nascentes melhora a qualidade da água das fontes e ajuda a criar condições favoráveis ao consumo humano. “Isso ainda diminui o custo, já que o consumo é grande em todas as atividades rurais, por isso a Emater está atuando nessa área e auxiliando na construção de fontes protegidas. Além disso, buscamos preservar a água disponível na propriedade e agir em consonância com o meio ambiente, permitindo que a água siga seu rumo natural e a nascente seja preservada.”
Produtores interessados em proteger nascentes ou olhos d’água em suas propriedades podem procurar o escritório municipal da Emater/RS-Ascar em todo Estado.

PUBLICIDADE
').insertAfter(ps.get(i - 2)); }