REGIÃO

Dias de Campo encerram com participação de 1.500 agricultores da região


  • Por
  • 04/05/2018 - 14h56
Para o gerente regional da Emater/RS-Ascar, Ademir Renato Nedel, a realização dos dias de campo demonstra a importância da cultura da soja para a região (Emater/Divulgação)

Em torno de 1.500 agricultores participaram dos dias de campo promovidos pela Emater/RS-Ascar, na área da Exporural, durante a Feira Nacional da Soja (Fenasoja 2018), em Santa Rosa. Nos eventos realizados de 02 a 04/05 foram conduzidas estações sobre segurança e soberania alimentar, com ênfase em tecnologias para produção de autoconsumo, energias renováveis, manejo integrado de pragas e doenças (MIP/MID), controle biológico na cultura da soja (em parceria com Unicooper e Arede) e gestão na atividade leiteira, com orientações transversais na área de solos.

Nesta sexta-feira (04/05), participaram excursões vindas de Bossoroca, Cândido Godói, Guarani das Missões, Independência, Porto Xavier, Salvador das Missões, Cerro Largo, Santa Rosa e São Miguel das Missões. Na quinta-feira (03/05) foram recebidos agricultores de Doutor Maurício Cardoso, Entre-Ijuís, Porto Lucena, Santo Cristo, São Pedro do Butiá, Vitória das Missões e Dezesseis de Novembro.

 Na quarta-feira (02/05), mais de 400 pessoas, vindas de Boa Vista do Buricá, Campina das Missões, Porto Mauá, Porto Vera Cruz, Santo Ângelo, São Luiz Gonzaga, São Paulo das Missões, Ubiretama e Alecrim, também acompanharam as estações. Também estiveram presentes agricultores da região de Ijuí e visitantes argentinos.

Além dos participantes dos dias de campo, excursões vindas de Giruá, Caibaté, Mato Queimado, Roque Gonzales, Sete de Setembro, São José do Inhacorá, Tucunduva e Novo Machado. participaram de uma visita guiada na segunda-feira (30/04). Com isso, aproximadamente 1.500 agricultores participaram das excursões à área da Exporural, organizadas pela Emater/RS-Ascar, com apoio da Fenasoja 2018 e da empresa Ouro e Prata.

Para o gerente regional da Emater/RS-Ascar, Ademir Renato Nedel, a realização dos dias de campo demonstra a importância da cultura da soja para a região, sendo que esta ocupa mais de 730 mil hectares, assim como é uma oportunidade de apresentar orientações e tecnologias para atividades que fazem parte do dia-a-dia dos agricultores familiares da nossa região, com vistas a melhoria da renda e qualidade de vida.

 

Público socioassistencial

Nesta sexta-feira (04/05) participaram também de visita guiada à área da Exporural, assistidos do Centro de Assistência Sagrada Família (Casf) da Vila Agrícola, Associação Beneficente São Francisco de Assis (Abefra) do bairro Cruzeiro do Sul e do Centro de Referência em Assistência Social (Cras) Vó Maria Pedrazza, do bairro Cruzeiro.  “Durante o ano desenvolvemos diversas ações socioassistenciais em parceria para que esse público possa avançar em geração de renda e qualidade de vida”, afirma a extensionista social Marina Domenighi, que acompanhou o grupo.

O grupo acompanhou as orientações na estação sobre segurança e soberania alimentar, com ênfase na produção de alimentos para autoconsumo. Na oportunidade, a supervisora da Emater/RS-Ascar, engenheira agrônoma Ancila Altmann destacou a importância da produção de alimentos para a nutrição, saúde e diminuição de custos. Tecnologias de baixo custo e formas de manejo para a produção de hortaliças, mesmo em pequenos espaços, e de frutas também foram destacadas. A assistente técnica regional Social, Lisete Primaz, destacou ações de promoção da saúde e do bem-estar, bem como orientou sobre o uso de plantas terapêuticas, aromáticas e condimentares.

Logo após, as participantes acompanharam uma oficina culinária de pratos de soja, conduzida na Cozinha da Soja. A receita de um bolo nutritivo de laranja com soja foi apresentada pela extensionista Ivânia Polaczinski, além de orientações sobre o uso saudável e diversificado da soja na alimentação humana. Também tiveram a oportunidade de visitar os Caminhos da Soja, que revelam a história da região de Santa Rosa, concomitante à evolução da agricultura e das cidades.

PUBLICIDADE
').insertAfter(ps.get(i - 2)); }