GERAL

Unacon iniciará atendimento pelo SUS dos pacientes de 24 municípios da região


  • Por
  • 09/03/2019 - 15h36
Setor prestará abrangente atendimento aos pacientes do SUS da região missioneira (Banco de dados/AT)

A Unidade de Alta Complexidade em Oncologia (Unacon) do Hospital Santo Ângelo (HSA) passará a atender pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) na próxima segunda-feira. Um ato está marcado para às 9 horas dando início às atividades.
O provedor do HSA, Odorico Bessa Almeida destaca que estarão sendo realizadas pela Unidade 500 consultas mensais, 420 aplicações de quimioterapia e 54 cirurgias oncológicas. Além disso, serão oferecidos serviços de diagnóstico e imagem como tomografia, ultrassonografia, mamografia, raio-X endoscopia, colonoscopia, exames laboratoriais e patológicos. Ainda prestará atendimento de urgência e emergência aos pacientes. O serviço atenderá pacientes pelo SUS de 24 municípios da região. O horário de funcionamento da Unacon é de segunda a sexta-feira, das 8 às 18 horas.
Lourenço Sangoi é o médico responsável pelo serviço de oncologia do HSA. A Unacon conta com uma equipe multidisciplinar formada por médico oncologista, cirurgiões, enfermeiras, psicóloga, nutricionista, fonoaudióloga, farmacêutica, técnicas de enfermagem, assistente social e outros profissionais, todos com especialização.
O provedor lembra que essa conquista passou por muitas mãos e que desde 2011 vem sendo desenvolvidas ações para tornar realidade esse projeto. “Nesse período, reunimos documentações, preparamos uma equipe técnica qualificada e construímos uma área física para a Unacon com apoio do Ministério Público do Trabalho, Justiça do Trabalho e Lions Clubes. A 12ª Coordenadoria Regional de Saúde teve um papel fundamental nesse processo, assim como parlamentares da nossa região”.
Para viabilizar o Centro de Quimioterapia foram investidos R$ 500 mil, com recursos do Ministério Público do Trabalho, Justiça do Trabalho e Hospital Santo Ângelo. Ao todo são 16 peças numa área de 350 metros quadrados. A Unacon conta com sete leitos, consultório, sala de espera, sala de exames, sala de manipulação de quimioterápicos, posto de enfermagem, sala de aplicação de quimioterapia, sala de expurgos, área de limpeza, vestiários e sanitários.

PUBLICIDADE
').insertAfter(ps.get(i - 2)); }