GERAL

Semana Estadual de Conscientização abre programação na segunda


  • Por
  • 10/03/2018 - 14h21

A Semana Estadual de Conscientização sobre a Síndrome de Down terá diversas atividades em Santo Ângelo. A programação será aberta na próxima segunda-feira, 12. Uma sessão especial da Câmara de Vereadores na segunda, às 19 horas, apresentará os objetivos da programação. A proposição é do vereador Maurício Loureiro (PDT).
Na oportunidade, o artista plástico Eliton David estará apresentando a sua exposição “Tirinhas do Dauzito-arte a serviço da inclusão”, no hall da Câmara Municipal.
Na quarta-feira, 14, será aberto o Seminário Além do Olhar, pela Secretaria Municipal de Educação. Esse seminário é gratuito e voltado a alunos, professores, familiares e profissionais liberais, com certificação de 30 horas. As inscrições são limitadas e podem ser feitas através do e-mail inclusao.smed@santoangelors.com.br.
A programação será aberta às 19h30min, no auditório do prédio 13 da URI. Rosângela Binotto, graduada em Ciências Biológicas, falará sobre o sistema nervoso central da pessoa com Síndrome de Dows e o impacto nas aprendizagens e as áreas de intereferências e a importância do estímulo correto para o aprendizado ideal.
Na quarta, 15, a palestra será no Salão Azul do Iesa, às 19h30min, com a fonoaudióloga especialista em neuropsicologia, Cíntia Bonfante Pereira. Ela abodará a forma de facilitar a comunicação com a pessoa com Down.
Na sequência, a odontopediatra capacitada em odontologia para pacientes com necessidades especiais, Débora Scariot, irá falar sobre a odontologia em pessoas com Down.
Também no Salão Azul do Iesa, na sexta, 16, às 19h30min, será realizada exposição sobre o trabalho e a pessoa com Síndrome de Down. Na oportunidade será apresentado o case do Frigorífico Alibem e a inclusão de trabalhadores com Down, através da assistente social Graziela Teixeira Rebellato e da analista de Recursos Humanos, Ivanir Matzembacker.
Na sequência será apresentado o projeto escolher para empoderar, de Porto Alegre, com a empreendedora social Márcia Cristina Ferreira Gonçalves.

PASSEIO
CICLÍSTICO
E BRIQUE
No sábado, 17, será promovido o 2º Pedala Santo Ângelo “Além do olhar”, com concentração às 8 horas e largada às 9 horas da praça Pinheiro Machado e roteiro pelas ruas centrais.
No domingo, 18, será realizada Mateada com atrações especiais no Brique da Praça Leônidas Ribas, com início às 9 horas. Serão disponibilizados brinquedos infláveis, pintura de rosto e atrações artísticas, como o grupo de dança da Apae Santo Ângelo, a invernada artística do CTG Tio Bilia, que possui um integrante com Síndrome de Down e apresentação do projeto do Curso de Psicologia da URI.
Na segunda, 19, às 19h30min, no auditório do prédio 13 da URI, a psicopedagoga Carina Streda falará sobre a humanização e convivência em sociedade. Já a psicóloga com formação em equoterapia, e a fisioterapeuta Vanessa dos Santos irão abordar a terapia assistida por animais.
Na terça, 20, no mesmo horário e local, o promotor de Justiça, Júlio Cesar Maggio Sturmer, palestrará a respeito dos direitos da pessoa com Síndrome de Down da infância à terceira idade.
Já na quarta-feira, 21, Dia Internacional da Pessoa com Síndrome de Down, a programação será realizada às 19h30min no auditório do Colégio Teresa Verzeri. Elaine Werle, pedagoga, psicanalista e psicóloga, abordará o olhar da supervisão escolar e dos professores na educação da criança com Down.
Neste dia, o Cine Cisne, terá duas sessões especiais para estudantes das redes municipal, estadual e particular do filme Cromossomo 21, às 9 horas e às 14h30min.

PUBLICIDADE
').insertAfter(ps.get(i - 2)); }