GERAL

INSS Digital entra em funcionamento na agência de Santo Ângelo


  • Por
  • 07/12/2017 - 10h00
Ubirajara Boays novo sistema permite mais agilidade no encaminhamento do processo (Cristiano Devicari/AT)

Agilidade, economicidade e transparência são algumas das vantagens do processo eletrônico implantando com adoção do INSS Digital, em funcionamento, desde a segunda-feira, 4, na agência de Santo Ângelo.
De acordo com o gerente do INSS Local, Ubirajara Boays, a modalidade digital permite rapidez no encaminhamento do processo administrativo, promovendo economia por eliminar o uso do papel, assim como maior transparência já que a pessoa que encaminha seu pedido de aposentadoria poderá acompanhar o andamento via internet.
“Acredito que, por ser uma nova modalidade, o sistema digital deverá oferecer outras facilidades pela operacionalidade com o uso de modernas ferramentas tecnológicas”, explica Boays.

ENCAMINHAMENTO
O gerente lembra que na modalidade tradicional durante o atendimento da pessoa era feito um arquivamento físico da documentação.
“Agora pelo sistema digital a documentação é escaneada. As informações digitalizadas são armazenadas diretamente no banco de dados do INSS”, observa.
Boays salienta que isso vai agilizar todo o processo de encaminhamento de aposentadorias, pensões e benefícios assistenciais como salário maternidade e auxílio-reclusão. “Apenas o auxílio-doença não foi inserido no sistema digital devido à necessidade da realização da perícia para o encaminhamento e conclusão”, explica.
O gerente acredita que no futuro as pessoas poderão fazer o encaminhamento dos pedidos de pensões e aposentadorias via internet de suas residências.

PUBLICIDADE
`).insertAfter(ps.get(i - 2)); }