GERAL

Faculdade CNEC promove campanha de doador voluntário de medula óssea


  • Por
  • 02/11/2018 - 17h36
A professora do curso de Biomedicina, Bruna Comparsi, explica que a coleta de sangue será na terça-feira, 6 (Cristiano Devicari/AT)

Aconteceu, na quarta-feira, 31 de novembro, na Faculdade CNEC Santo Ângelo, o lançamento da 2ª edição da campanha de doador voluntário de medula óssea. A ação está sendo desenvolvida pelo Hemocentro Regional de Santa Rosa em conjunto com a Faculdade CNEC Santo Ângelo, através do Curso de Biomedicina e do Núcleo de Saúde Integrada da Faculdade. A campanha tem como slogan: “Seja um doador voluntário de medula óssea, doe esperança!”.
De acordo com a professora do curso de Biomedicina, Bruna Comparsi, vai ser feita a coleta de sangue e o cadastramento de cerca de 150 pessoas no Registro Nacional de Doadores Voluntários de Medula Óssea (Redome). “As informações do Redome também ficarão disponíveis no banco de dados mundial de doadores voluntários de medula óssea.”
A professora observa que o exame para verificar a compatibilidade genética entre doador e receptor exige tempo. “Com o cadastro da coleta e do exame já concluído acaba agilizando todo o processo no momento da procura por um doador compatível. Na doação de medula óssea, a chance de um paciente encontrar um doador compatível é de 1 em 100 mil pessoas.”

COLETA DE SANGUE
Bruna Comparsi diz que a coleta vai ser realizada na terça-feira, 6, no Laboratório Escola de Biomedicina, no prédio 6 (subsolo) da CNEC Santo Ângelo. O horário de atendimento será das 8h30min às 12 horas e das 13h30min às 16 horas.
A pessoa para ser doadora deve ter entre 18 a 54 anos e estar em bom estado de saúde. Para fazer a coleta é preciso que a pessoa leve documento de identificação com foto.

MEDULA ÓSSEA
A medula óssea, também conhecida como tutano, é um líquido gelatinoso que preenche a cavidade interna de vários ossos e fabrica elementos do sangue como hemácias (glóbulos vermelhos), leucócitos (glóbulos brancos) e plaquetas.

PUBLICIDADE
').insertAfter(ps.get(i - 2)); }