GERAL

Curiosidade: “Pássaro fantasma” no centro da cidade


  • Por
  • 04/12/2017 - 16h33

A cena chamou bastante atenção na tarde dessa segunda-feira, 4, e foi registrada pelo radialista João Bernardi da Rádio Sepé. Um urutau tranquilo na placa de sinalização do cruzamento da avenida Brasil com a Antunes Ribas.
Chama a atenção porque o Urutau é um pássaro solitário e de hábitos noturnos que dificilmente se deixa ver. Habita a região norte e nordeste da Argentina, as matas do Paraguai, o Norte do Uruguai e o Brasil. Então, ser visualizado em meio ao barulho do centro da cidade em plena luz do dia é algo realmente muito difícil.
O grito do Urutau é, provavelmente, o mais pavoroso de quantos se conhecem no mundo das aves. Em forma de “hu-hu-hu”, que se faz ouvir após o anoitecer, procura, a solidão mais espessa dos bosques, de onde faz desprender a sua voz cheia de lamentos. Para muitos, a sua voz é semelhante ao clamoroso lamento de uma mulher que termina com amortecidos “ais”.
Por isso, serve de inspiração para tantos poemas e músicas. Inclusive, um grupo musical muito conhecida na região leva o nome de Urutau.

PUBLICIDADE
`).insertAfter(ps.get(i - 2)); }