GERAL

Baixos estoques deixam em alerta o Banco de Sangue


  • Por
  • 07/08/2018 - 16h02
Enfermeira gestora, Marta Perim Motta, conta que a maior necessidade são os tipos sanguíneos O positivo e O negativo (Cristiano Deviari/AT

Os baixos estoques de sangue neste período deixaram em alerta o Banco de Sangue do Hospital Santo Ângelo.
A enfermeira gestora do Banco de Sangue, Marta Perim Motta, explica que a queda no estoque deve-se principalmente às férias de julho que fez com que muitos doadores saíssem em viagem.
Marta destaca que o Banco de Sangue está recebendo todos os tipos sanguíneos, mas a necessidade maior são os sangues O positivo e O negativo. “Salientamos a importância da doação de sangue que é um gesto que pode salvar vidas”.

QUEM PODE DOAR
O doador precisar estar em bom estado de saúde e idade entre 16 a 69 anos de idade e pesar no mínimo 50 quilos.
No caso de menores de 16 e 17 anos, eles devem ir ao Banco de Sangue com o responsável legal para autorização do procedimento. Os doadores precisam se alimentar antes da doação, mas devem evitar produtos gordurosos.
Também não deve fumar duas horas antes da doação e evitar ingestão de álcool por 24 horas.

IMPEDIMENTOS  PARA A DOAÇÃO
Não pode doar sangue quem teve doença sexualmente transmissível; quem teve hepatite após 10 anos de idade; sintomas de gripe ou diarreia nos últimos sete dias; fez tatuagem nos últimos 12 meses; procedimentos odontológicos de 1 a 30 dias antes de doar; cirurgias de 3 a 12 meses e conforme o procedimento poderá ficar definitivamente inapto; uso de determinados tipos de medicamentos; vacinas quatro semanas após a última dose.

HORÁRIO DE ATENDIMENTO
O Banco de Sangue, localizado na rua Antônio Manoel, funciona de segunda a sábado das 7 às 12h30min.
Mais informações pelo telefone (55) 3313-2000.

PUBLICIDADE
').insertAfter(ps.get(i - 2)); }