CIDADE ALERTA

O turno único que começou antes do horário de verão


  • Por
  • 11/10/2018 - 11h14

SÓ PARA LEMBRAR
O turno único já começou na Prefeitura e na Câmara de Vereadores de Santo Ângelo. Antes do início do horário de verão, diga-se de passagem. A justificativa é economia.

ELEIÇÕES
Passamos o primeiro turno de uma eleição extremamente tumultuada e desrespeitosa. Quase nada de propostas e sobra de tentativa de desqualificação de candidatos, com abuso de agressões verbais das mais baixas possíveis. As tais redes sociais foram o cenário ideal para essa enxurrada de baboseiras. Ofender, desmoralizar e criar notícias falsas, as mais descabidas possíveis, foram as armas do primeiro turno na disputa presidencial. Infelizmente, não dá para esperar algo melhor para o segundo turno. Aliás, o que se pode esperar é ainda pior. A grande maioria das pessoas não quer eleger o seu candidato e sim evitar que o outro ganhe.

RESULTADOS
Quanto aos resultados na disputa proporcional o que se verificou foi uma queda generalizada de votos daqueles mais conhecidos. A ideia da renovação imperou, mesmo que nem sempre essa renovação signifique qualidade. Se a melhora esperada se concretizará ou a velha prática passará o rodo nos novos somente saberemos a partir de janeiro.

PARTIDOS
EM EXCESSO
O Brasil possui 35 partidos devidamente registrados e outros oito esperando pelo registro no TSE. Dos registrados, sete não possuem representantes eleitos. A grande maioria dessas siglas existem apenas para negociar tempo de TV, dinheiro do fundo partidário e cargos. É uma necessidade extrema que esse número de partidos diminua para que tenhamos a mínima chance de mudar nosso sistema político. Difícil é mudar enquanto existirem aproveitadores que fundam siglas apenas para abocanhar nacos das verbas partidárias.

DIREITOS
Renan Calheiros se esmerou tanto e contou com a ajuda imprescindível do ministro Ricardo Lewandowski para contrariar a Constituição e garantir os direitos da presidente cassada Dilma Roussef, mas o povo, na urna, corrigiu a distorção.

FORO PRIVILEGIADO
De outra parte, Aécio Neves e Gleisi Hoffmann, entre outros, conseguiram vagas na Câmara Federal para manter o famigerado foro privilegiado e continuar se esgueirando da Justiça.

PARA REFLETIR
“O mais terrível dos sentimentos é o sentimento de ter a esperança perdida”. Federico García Lorca.

PERGUNTAR NÃO OFENDE
O segundo turno é para conquistar ou tirar votos dos adversários?

PUBLICIDADE
').insertAfter(ps.get(i - 2)); }