BOLETIM DA 14ª CRE

BNCC foi tema de formação na 14ª CRE


  • Por
  • 10/07/2018 - 09h06

A 14ª Coordenadoria Regional de Educação promoveu na quinta-feira (5), o Encontro Regional sobre a Base Nacional Comum Curricular- BNCC, no Salão Azul do IESA, em Santo Ângelo. O evento contou com a presença da Diretora Pedagógica da Seduc, Sônia Rosa, que abordou “A implementação da BNCC e a construção do referencial curricular gaúcho: um olhar sobre o currículo”.
Também representaram a Seduc, Claudia Pinheiro e Lara Viscardi. Segundo a Coordenadora Regional de Educação, professora Enida Teresinha Lange Sallet o encontro visou socializar a proposta da Base Nacional Comum Curricular objetivando à construção coletiva do Referencial Curricular Gaúcho.
“Vivemos um importante momento na história da educação, momento que possibilita a escola exercer seu direito de escolher seu currículo de acordo com sua realidade. É preciso ouvir os professores, estudantes e comunidade, valorizando a intervenção de todos nessa construção que fundamenta a educação Nacional”, relatou. Participaram do encontro professores do ensino fundamental, gestores, coordenadores pedagógicos, supervisores escolares, orientadores educacionais, Secretários Municipais de Educação dos onze municípios da região de abrangência da 14ª Coordenadoria Regional de Educação, além de profissionais da educação da rede privada e municipal.
SEGUNDO DIA D DA BNCC
MOBILIZA PROFESSORES
Nas escolas da região de abrangência da 14ª Coordenadoria Regional de Educação, a sexta-feira (6), foi dedicada para o debate das competências e normativas da Base Nacional Comum Curricular - BNCC, bem como para a construção do Referencial Curricular Gaúcho. A plataforma digital ficou aberta entre os dias 6 e 10 de julho, após se cadastrarem no site, os educadores das redes estadual e municipal, e de escolas privadas, puderam oferecer sugestões de assuntos a serem trabalhadas no novo currículo, a ser implementado a partir de 2019.
A etapa seguinte será realizada até o final do mês de julho, quando ocorrerão audiências públicas sobre o tema, com a participação de toda a comunidade escolar do Rio Grande do Sul.
FORMANDOS 2018
A 14ª Coordenadoria Regional de Educação de Santo Ângelo parabeniza os 126 alunos do Curso Técnico em Agropecuária da Escola Estadual Técnica Guaramano de Guarani das Missões pela formatura no dia 06 de julho. Desejamos sucesso e parabenizamos também toda comunidade escolar pelo trabalho realizado com amor e dedicação.
PROJETOS DE ESCOLAS DO CAMPO
SELECIONADOS PARA EXPOINTER
Parabenizamos a comunidade escolar da EEEF Santo Tomás de Aquino da Restinga Seca - Santo Ângelo e EEEF São João Batista da Esquina Borchartt - Vitória das Missões, escolas do campo, pela seleção de projetos para participar da Feira Internacional Expointer - Esteio RS. A EEEF Santo Tomás de Aquino apresentou o projeto “ O USO DA CISTERNA NA ESCOLA”. Este projeto é desenvolvido de forma interdisciplinar, através da ação conjunta da direção, professores, funcionários, alunos e pais da Escola.
Busca-se através do mesmo, captar águas pluviais através de um processo possível, com baixo custo, em um curto prazo e sem necessidade de alta tecnologia. Aproveitar um recurso natural, disponível em abundância em nosso telhado devido a regularidade das chuvas, viabilizando a sustentabilidade com ênfase na horta escolar, limpeza da escola e conservação do uso da água.
Já a EEEF São João Batista foi selecionada com o projeto “HORTICULTURA”. O projeto tem por objetivo dar continuidade à horta na escola, avaliando sua aplicabilidade como método de ensino para Educação Ambiental, além de trazer melhor qualidade à alimentação servida neste educandário. Oferecer um laboratório natural aos alunos, promovendo uma mobilização social com a finalidade de conscientizar uma melhoria na alimentação, principalmente, na comunidade escolar incentivando os alunos a permanecerem no campo e agregar valor aos lotes que residem.
A 14ª Coordenadoria Regional de Educação sente-se orgulhosa dos projetos realizados pelas escolas do campo, envolvendo a comunidade escolar em prol de uma educação comprometida com a qualidade de vida. Parabéns e sucesso!

PUBLICIDADE
').insertAfter(ps.get(i - 2)); }