Alimentação correta ajuda a prevenir doenças mais comuns no inverno

 

Com a chegada do inverno, a combinação entre o frio, baixa umi­dade do ar e concentra­ção de poluentes cria um ambiente favorável para a ocorrência de várias doenças, em especial as respiratórias.  O alerta é feito pelo infectologista Bráulio de Mello Araújo. Segundo ele, doenças típicas da estação mais fria do ano, como gripe, faringite, resfriados e pneumonias, exigem cuidados redo­brados.

 

A proliferação dessas doenças também é maior nessa estação porque as pessoas costumam per­manecer mais em ambien­tes fechados, sem ventila­ção e com aglomeração de pessoas, facilitando sua transmissão.  O médico observa que medidas simples podem ajudar a prevenir a ocor­rência dessas enfermida­des.

 

Segundo ele, tudo começa pela alimentação, que deve ser balancea­da, com sopas e caldos ricos em verduras e le­gumes. Araújo também afirma que as frutas são essenciais para prevenir as doenças, principalmente as que contêm vitamina C, como a laranja, pois ajudam na prevenção de gripes e resfriados.

 

Outra recomendação do médico é manter a hidratação para evitar o ressecamento das vias aéreas e consequentemente feridas, que podem servir como porta de entrada para essas doenças.  

 

O infectologista do Hospital Geral de Pira­jussara recomenda ainda manter o ambiente no qual se encontra arejado, pois as bactérias ficam concentradas em am­bientes fechados, e por isso é importante sempre ventilar o ambiente.  Outra dica importante são é a boca e narina ao espirrar, lavando as mãos em seguida, inclusive após a higiene nasal. 

 

 

Foto: Divulgação

 

 

 

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar