São Miguel terá exibição de filme do projeto Carijo

 

São Miguel das Missões deve exibir nesta quarta-feira, 26, o filme do Projeto Carijo. Serão duas exibições. A primeira será na Sacristia das Ruínas, às 18 horas, com entrada franca. O espaço é limitado para 30 lugares. A segunda exibição será no rancho do Centro de Tradições Nativistas (CTN), às 21 horas. O filme tem 55 minutos e é produção do Coletivo Catarse de Porto Alegre. Nesta semana, além de São Miguel, são realizadas exibições em Panambi e Giruá.

 

É um retorno às principais localidades onde foram coletadas as informações para a confecção de uma caixa que contém, para além do filme e seus extras, uma cartilha sobre como montar um carijo e um livro de autoria do biólogo Moisés da Luz. Ele é um dos idealizadores desta ideia juntamente com a equipe da Catarse. O Projeto Carijo - Herança do Conhecimento Ancestral na Fabricação Artesanal da Erva-Mate foi contemplado em edital de Patrimônio Cultural Imaterial do Instituto de Patrimônio Histórico e Artístico Nacional.

 

É uma realização do Coletivo Catarse para valorizar uma cultura ancestral, de raiz indígena, em fase de extinção, mas que é a base histórica da produção da bebida símbolo do Rio Grande do Sul: o chi- marrão. O longa-metragem conta a história que envolve o carijo e o método artesanal de produção da erva-mate. Para sua produção, foram realizadas duas carijadas, uma em Panambi, em outubro de 2012, e outra em São Miguel das Missões, em janeiro de 2013. Nesses dois eventos, mais de 100 pessoas participaram e dividiram os mais de 300 quilos de erva-mate produzidos artesanalmente.

 

 

Foto: Divulgação

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar