Semana para tirar o mofo

Crédito foto: Paula Kroth/AT

 

O meses de junho e julho foram marcados por períodos prolongados de chuva. O excesso de umidade causa mofo em paredes, roupeiros, tecidos e outros objetos. Como se não bastasse o cheiro desagradável, o fungo doméstico também pode prejudicar a saúde e causar reações alérgicas. Por isso, é muito importante manter o mofo bem longe do seu lar.
A dona de casa Maria Ivani Schmitt, moradora do bairro Jari, comenta que limpa a parede com vinagre ou água sanitária. “Prefiro a água sanitária, acho que sai mais fácil. Molho uma esponja, esfrego a parede e depois passo um pano para secar, sai rápido, porém o cheiro do produto demora  para sair e é bem forte” explica.

RECEITA
A extensionista de bem-estar social da Emater, Thaís Trindade de Ávila, fala sobre as receitas que são ensinadas atendidas pela entidade. “Nós temos várias dicas, mas a principal é bicarbonato de sódio com vinagre. E o cheiro do vinagre apesar de ser desagradável sai bem rápido. O ácido acético encontrado no vinagre é ótimo para limpar móveis, paredes, roupas e sapatos de couro e outros objetos mofados” destaca.

DICAS

Como os fungos gostam de viver em lugares quentes e úmidos, uma das medidas mais eficazes para combater a praga é reduzir a umidade dos ambientes.
•Em armários e gavetas, coloque alguns pedaços de giz embrulhados em tule para atrair a umidade;
•Mantenha as portas do guarda-roupa abertas por pelo menos 15 minutos todos os dias (somente em dias que a humidades não está muito acima do normal);
•Afaste os móveis da parede por 5cm ou mais;
•Não guarde roupas em sacos plásticos;
•Use limão para tirar manchas de mofo de roupas (pingue algumas gotas sobre a mancha, deixe agir por alguns minutos e lave normalmente).

RECEITA

Você vai precisar de:
•240 ml de vinagre branco
•1 colher (chá) de bicarbonato de sódio
Modo de Preparo:
Para preparar, basta misturar os dois ingrediente. O recipiente deve ser grande, pois a junção do vinagre com o bicarbonato faz a solução borbulhar bastante. Depois vire a mistura em um borrifador para aplicar.
Como Usar
Borrife a solução nos objetos mofados, deixe agir por mais ou menos 10 minutos e depois seque com um pano limpo. Esse processo deve ser repetido 1 vez por mês.
Observação: na falta do bicarbonato de sódio, você pode usar apenas o vinagre.

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar