Família Cattelan promove encontro para festejar os 150 anos do nascimento do imigrante Luigi Cattelan


 

Dia 30 de maio de 2015, na Igreja Matriz e Salão Paroquial da Paróquia Nossa Senhora da Conceição, em Jaguari/RS, ocorre o 3º Encontro das Famílias Cattelan, com a motivação principal de comemorar a passagem dos 150 anos de nascimento do imigrante italiano Luigi Cattelan.

 

Natural de Ormelle, comuna italiana da região do Vêneto, província de Treviso, Luigi nasceu a 23 de setembro de 1865, filho de Michele Cattelan e Antonia Anna Dal Bo. Conforme registro expedido pela Chiesa parrocchiale di San Giovanni Battista in Tempio di Ormelle, Diocesi di Vittorio Veneto, Luigi foi batizado em casa, por pericolo di vita.

 

Seu pai, o agricultor italiano Michele Cattelan, era natural de Mareno di Piave, também em Treviso, nascido em 28 de janeiro de 1834, filho de Luigi Cattelan e Teresa Dorighetto.

 

A família constituída de Michele (43 anos), da esposa Antonia Anna (36 anos) e dos filhos Maria (14 anos), Luigi (12 anos), Augusta (7 anos) e Giacomo (5 anos), desembarcou do vapor Colombo, no Rio de Janeiro, a 12 de fevereiro de 1878, de onde seguiu para Santa Catarina, antes de se fixar em Silveira Martins/RS.

 

Luigi, em 21 de outubro de 1889, casou-se com a imigrante italiana Giulia Damian, filha de Santo Damian e Marianna Sfreddo, nascida em 01 de fevereiro de 1873, na comuna de Fontanafredda, na região do Friuli-Venezia Giulia, província de Pordenone.

 

Os três primeiros filhos nasceram em Silveira Martins/RS e, em 10 de julho de 1892, a família transferiu-se para a Colônia Jaguari, estabelecendo-se nos lotes números 712 (linha 10) e 771 (linha 11) acompanhado do pai de Luigi, Michele Cattelan. Luigi Cattelan e Giulia Damian tiveram 13 filhos: Maria, casou com Fioravante Stival; Antonia, casou com Ângelo Pizzutti; Giovanni (João), casou com Benevenuta Missaggia; Victória, casou com Joaques Gerardi; Santo, casou com Maria Denardi; José, casou com Santa Bedin; Guilherme, casou com Maria Vaccaro; Elisa, casou com Hermenegildo Stival e, em segundas núpcias, com Giacomo Bolzan; Romano Antonio, casou com Ângela Tramontina; Elvira, casou com João Kempa; Laurindo, casou com Regina Maria Pillon; Vergílio, casou com Rosa Prettin; Adelina, casou com Antonio Damian Sobrinho.

 

Informações: www.facebook.com/familia.cattelanComissão organizadora: João Damazio Cattelan – (55) 32551446 ou Lucas Denardi Cattelan – (55) 99851478 ou O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. .

 

Foto: Arquivo pessoal

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar