Lançamento da 11ª Festa do Melão será nesta quinta-feira

 

 

 

 

Está marcado para esta quinta-feira, 8, às 20 horas, no Centro de Convenções da Acisa, o lançamento oficial da 11ª Festa do Melão. O assunto foi tratado durante entrevista feita pelo apresentador Sandro Silvello, no programa Aldeia Global da Rádio Sepé Tiaraju, com a presidente da Associação de Produtores de Melão da Ilha Grande (APMIG), Líria Fonseca, e o chefe de Escritório da Emater, Álvaro Uggeri Rodrigues.

 

A presidente da Associação de Produtores de Melão da Ilha Grande (APMIG), Líria Fonseca, conta que é grande a mobilização para a festividade que será no dia 18 de janeiro, na localidade de Ilha Grande.

 

Ela explica que além do melão in natura serão comercializados outros produtos elaborados a partir da fruta. “Ao todo 17 famílias, que integram a APMIG, estão participando ativamente deste processo. Estamos trabalhando de forma integrada, tendo como foco a diversificação da produção”, destaca.

 

VARIEDADES

 

Na Ilha Grande são cultivadas quatro variedades de melão: o pampa gaúcho, hales best, magellan e gaúcho. A grande novidade comercializada, desde o ano passado, é a variedade pampa gaúcho que vem tendo boa aceitação no mercado. Esse ano foram plantadas 7 mil mudas.

 

AGROINDÚSTRIA

 

No final do ano passado, a prefeitura de Santo Ângelo fez a entrega da sede da APMIG, onde serão elaborados sucos, geléias e outros alimentos a partir do melão. Líria salienta que faltam apenas alguns equipamentos, mas assim que for superada essa etapa, os produtores poderão processar a matéria-prima da fruta em novos produtos, gerando assim mais renda.

 

Foto: Banco de dados/AT

 

 

 

 

 

 

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar