Físico fala sobre a ciência do filme ‘Interestelar

O diretor Christopher Nolan com o físico Kip Thorne (Foto: Divulgação)

 

Para ajudar a criar o filme Interestelar, o físico Kip Thorne precisou resolver uma questão extremamente importante: como conciliar o uso de conceitos complexos de astrofísica com uma narrativa ambiciosa, sem que o filme se parecesse com um manual de ciências? Pelo jeito, o resultado agradou.

 

Durante a produção do filme, todos os detalhes sobre buracos negros, relatividade e buracos de minhoca tiveram de passar pelo olhar atento do cientista. Ele até ajudou a treinar alguns atores, como Matthew McConaughey, Anne Hathaway, Jessica Chastain e Michael Caine.

 

“Fiquei maravilhado com a Anne Hathaway”, contou. “Ela se caracterizou como uma verdadeira geek e me fazia perguntas que imaginei serem impossíveis para qualquer um que não tivesse um grande conhecimento de física. Ela quis saber se existem evidências observacionais ou experimentais para gravidade quântica, por exemplo”.



Além disso, de acordo com Thorne, o filme tomou algumas liberdades com certos conceitos científicos. “A ciência teve que ser comprometida para fazer um grande filme”, disse. Detalhes visuais, de iluminação e tamanho dos elementos no espaço tiveram que ser adaptados para que a história fosse contada da melhor forma possível.



Dentre esses aspectos, o que mais incomodou o cientista foi a criação de um planeta envolto por nuvens de gelo. “Essas estruturas não suportariam um material desse tipo. Ainda assim, se eles quebraram uma lei básica da física, certamente fizeram isso muito bem”, concluiu.



Por outro lado, ele aprovou o uso de um outro elemento. “Quando Nolan me contou que pensava em usar o tesseract (análogo a um cubo 4D), fiquei muito impactado. O que ele criou nesse filme é mais complexo do que tudo que já vimos no cinema. É fascinante e belíssimo.” O físico também já planeja lançar um livro sobre como ajudou a criar a ciência de Interestelar

 

 

 

Em Santo Ângelo o longa está em cartaz no Cine Cisne com exibições de quinta a terça-feira às 20h30min, legendado.

 

Assista o trailer do filme: 


 

 

 

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar