Trabalhadores rurais promovem mobilização

Uma manifestação vai ser realizada no dia 2 de abril, em Ijuí, envolvendo trabalhadores rurais ligados a 5 regionais da Federação dos Trabalhadores Rurais do Rio Grande do Sul – Fetag.  O presidente do STR, Santo Ângelo, Osvaldino Luca confirma que vão participar produtores ligados as regionais de Ijuí, Cruz Alta, Santa Rosa, Três Passos e Santo Ângelo.

 

Relatou que a manifestação deve ocorrer no dia dois de abril, pois na mesma data estará sendo entregue em Brasília, a presidente Dilma Rousseff, a pauta de reivindicações do Grito da Terra Brasil. Explica que inicialmente os produtores rurais se reuniram na BR 285 e depois sairão em caminhada, se concentrando na praça central de Ijuí. Luca fez uma avaliação dos 12 eixos temáticos que compõem o movimento.

 

 

Disse que uma das questões abordada é a criação de um PAC da Agricultura familiar, que permita a melhoria da infraestrutura das pequenas propriedades. Sobre a situação da saúde, Osvaldino Luca disse que é preciso se melhorar também o atendimento do Sistema Único de Saúde. “Existe um sério problema no que se refere a marcação de consultas, que demoram de 4 a 5 meses”. 

 

 

O presidente do STR também teceu severas críticas a questão dos médicos, que tem privilegiado as consultas particulares, onde cobram R$ 250 em detrimento do SUS. “Mesmo que o produtor tenha algum convênio, a demora só termina quando se paga a consulta” criticou.

 

 

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar