Colheita de morango registra ótima qualidade da fruta

 

 

 

A colheita de morango que vem ocorrendo na localidade de Ilha Grande, interior de Santo Ângelo, dentro do projeto "Vitrines da Embrapa", em uma parceria da empresa com a Emater na propriedade do casal Luis e Líria Cristofari, vem registrando uma ótima qualidade da fruta.
Conforme Líria, a fruta colhida vem obtendo ótimos resultados nesta área experimental de sua propriedade. Foram empregadas cinco variedades de morango e duas se destacaram: Aroma e Camarosa. O plantio das 500 primeiras mudas ocorreu no final de maio e outras 500 no término de junho, totalizando um lote de mil.
Até o momento, foram produzidos 170 quilos da fruta. Porém, ressalva, a colheita da cultura se estenderá até dezembro uma vez que as demais três variedades serão plantadas no ciclo tardio como Camino Real, San Andrés e Álbio. A sua meta é chegar a 250 quilos.
Ela lamenta que as duas primeiras frutificações foram prejudicadas pela forte geada verificada principalmente em julho. Segundo dados da Emater, através da engenheira agrônoma Márcia Denze que vem prestando assistência técnica e acompanhando o andamento do projeto, as perdas foram estimadas em cerca de 30% devido ao fenômeno climático registrado no inverno.

VENDA DIRETA
AO CONSUMIDOR
"Mesmo assim, a fruta colhida vem se destacando pela qualidade, aroma, doçura, peso e tamanho", resume. Líria adianta que o estoque de morangos vem sendo vendido diretamente ao consumidor.
"A demanda de procura pela fruta vem sendo muito grande", comemora.
Segundo a agricultora, há consumidores se dirigindo à sua propriedade aos finais de semana para compra dos morangos.
Ela lamenta, contudo, que nesta fase experimental do projeto não usou cobertura para plantio da fruta e em virtude da geada acumulou perdas na lavoura.
Mas, ressalva, para a próxima safra, ela pretende cultivar até oito mil mudas de cultivares de forma orgânica com proteção. A sua expectativa é de em 2014 conseguir uma produção de, no mínimo, 4,8 toneladas o que representa uma colheita de 600 gramas por pé.

 

 

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar