Conheça os principais pontos turísticos da Capital Missioneira

 

Capital das Missões, como é chamado, destaca-se como um centro de serviços públicos, por sediar vários órgãos das esferas estadual e federal. Terra com história riquíssima e belezas naturais e arquitetônicas, Santo Ângelo desponta novamente como um dos polos do Noroeste do Rio Grande do Sul, mostrando sua beleza e potencial.

 

CATEDRAL ANGELOPOLITANA E PRAÇA PINHEIRO MACHADO

 

 

A Catedral de Santo Ângelo, erguida a partir de 1929, foi recentemente restaurada, é semelhante ao antigo templo de São Miguel. Está localizada no mesmo lugar da Igreja da Redução de Santo Ângelo Custódio. No alto do pórtico, sete imagens esculpidas em pedra grés representam os santos padroeiros dos Sete Povos. No seu interior encontra-se uma imagem de Cristo morto, datada de 1740. A igreja fica situada na praça Pinheiro Machado, mesmo local da praça da Redução de San'Angel Custódio, que mentém, praticamente, as mesmas dimensões. A Praça Pinheiro Machado passou por um processo de revitalização e valorização da temática missioneira recentemente.

 

Por conta de sua imponência e de sua bela arquitetura, é usada como palco de muitos eventos importantes do município como o tradicional Canto Missioneiro, Cidade das Tortas, Feira do livro.  Recentemente o Natal Cidade dos Anjos e a primeira edição do Encontro das Artes, levaram uma novidade ao público: um espetáculo de mapeamento de vídeo, que deu vida á faixada da Catedral Angelopolitana, apresentando um show de luzes, sons e imagens.

 


 

 

 

 MUSEU MUNICIPAL DR. JOSÉ OLAVO MACHADO

 

 

No mesmo espaço da antiga Redução e junto ao centro histórico da cidade está o Museu, instalado em um prédio do Século XIX. O acervo preserva evidências das várias etapas da história regional, desde material arqueológico do período anterior à chegada dos jesuítas até fases da história local mais recente. Ao lado do Museu encontra-se o prédio da empresa Moto Peursi, onde foi descoberto uma série de materiais arqueológicos pertencentes a Redução de Santo Ângelo Custódio e que podem ser visitados pelos turistas. O atendimento é de terça á domingo entre 9 e 12 horas e das 14 ás 17 horas. Contatos através do fone: 33120179

 

 

 PRAÇA RICARDO LEÔNIDAS RIBAS / AAPASA / BRIQUE DA PRAÇA

 

 

Ampla área verde, ótima iluminação, pista e quadras de esportes, parque infantil, sanitários, um palco de atividades múltiplas, banca de jornais e revistas. Junto a praça está localizada a AAPASA - Associação dos Artistas Plásticos e Artesãos de Santo Ângelo, local de exposição e comercialização de artesanato produzido em nossa cidade. Nos domingos, neste local, acontece o Brique da Praça, visitado por milhares de pessoas dos mais diferentes lugares, a produção artesanal de toda a região é exposta e comercializada, além disso, acontecem espetáculos artísticos-culturais envolvendo toda a comunidade.

 

 

 MEMORIAL COLUNA PRESTES

 

 

O prédio da antiga Estação Férrea construído em 1921 faz parte dos prédios tombados por sua importância histórica e social. O local abriga o "Memorial Coluna Prestes” e possui um acervo de documentos, fotos e outros materiais sobre uma das maiores marchas revolucionárias da humanidade, a Coluna Prestes, liderada por Luís Carlos Prestes e que teve como berço o município de Santo Ângelo. Anexo ao memorial está o Museu Ferroviário do município, com fotos, livros, telégrafo entre outros itens utilizados ao tempo de operação da estação.

 

 

 Fotos: Banco de dados/AT

 

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar