Município registra alta de 45% no setor de construção civil

 

A construção civil vem registrando crescimento anual na edificação de imóveis em Santo Ângelo. Levantamento divulgado ontem pela engenheira civil Luciana Mallmann, do setor de projetos da Secretaria Municipal de Obras e Serviços Urbanos, aponta que em 2013 em relação ao ano anterior um crescimento de 45% no número de obras executadas.


No ano passado, compara, foram 666 alvarás para construção de moradias e prorrogações de obra, contra 460 em 2012. A engenheira salienta que a atual situação da construção civil na Capital das Missões reflete o momento positivo deste setor, fomentando a economia e geração de empregos.

 


Luciana explica que o setor da Secretaria procede a análise técnica dos projetos apresentados pelos proprietários de casas e apartamentos. Somente neste ano, de 3 de janeiro até 19 de março, foram expedidos 89 álvaras de licença para edificação de unidades habitacionais. 

 

FACILIDADES

 

Luciana atribui este aquecimento do setor às facilidades dos financiamentos habitacionais proporcionados não apenas pela Caixa Econômica Federal bem como Banrisul e demais instituições financeiras. Outros fatores seriam os benefícios concedidos pela administração municipal e outros órgãos públicos, entre os quais a Receita Federal como isenção fiscal para instalação de empresas; desconto de 20% no pagamento em parcela única do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU); e desconto de 50% da alíquota do imposto sobre sobre o Imposto sobre a Transmissão de Bens Imóveis (ITBI), na regularização da primeira negociação do imóvel já construído ou concluído.

 

 

Foto: Danton Mousquer/AT

 

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar