Institucional

 

Apresentação

Fundado em 05 de julho de 1967, o jornal A Tribuna é hoje o veículo de comunicação impressa mais importante e de maior circulação do Noroeste do Rio Grande do Sul. Este resultado é fruto da profunda identificação histórica que o jornal possui com a região das Missões e Santo Ângelo, sede do diário e a maior cidade do Noroeste Gaúcho.

O jornal A Tribuna é o único diário de Santo Ângelo, com circulação de terças-feiras aos sábados, e tem como características principais o permanente compromisso com a ética, a coerência, a ampla liberdade de expressão e a defesa da livre iniciativa e dos interesses locais e regionais. Com uma tiragem média diária de 6.300 exemplares o diário consolida, cada vez mais, a sua presença na maioria dos lares santo-angelenses e das cidades que compõem a Grande Santo Ângelo. Uma trajetória construída tendo como base o compromisso de ser, permanentemente, um periódico essencialmente comunitário, sempre voltado aos interesses maiores da nossa terra e da nossa gente.

 

História

Fundação

A primeira edição de A Tribuna circulou em 05 de julho de 1967, e teve 800 exemplares impressos, pouco para os tempos atuais, mas extremamente representativo para a época. Era o final dos anos 60 e assim como o País a comunicação local também passava por mudanças profundas e Santo Ângelo necessitava de um jornal mais vibrante, mais abrangente e menos sectário, que aqueles que haviam circulado anteriormente ou que ainda circulavam na cidade. Nesse contexto nascia o jornal A Tribuna. Criado sob a liderança de Luiz Valdir Andres, tendo como artífices diretos Cláudio Wilmar Schoroeder, Celso Bernardi e Carlos Alberto Bencke. Quatro jovens acadêmicos que a partir de então, passam a escrever a história de Santo Ângelo, fazendo um contraponto saudável e democrático aos outros jornais da época, através das páginas de A Tribuna.  

Periodicidade

O semanário A Tribuna permaneceu com sua periodicidade semanal até o início dos anos 70 quando passa a circular duas vezes por semana, sempre tendo como base um jornalismo ágil, dinâmico e abrangente e só mudando sua periodicidade no final dos anos 70, quando passa a tri semanário, e troca toda a sua estrutura de impressão e parte da pré-impressão, - até então feito no sistema tipográfico e que contava com o auxílio de uma linotipo, - para o Sistema Off-set que além de permitir maior agilidade, possibilitou um crescimento substancial em sua circulação e qualidade.

A Rotativa e o Diário

Em 1987 acontece um dos maiores passos da história do jornal A Tribuna, com a aquisição de uma nova impressora Rotativa marca Solna, modelo “Distributor – D25-A”, o que permitiu ao jornal dar início aos estudos necessários para a sua transformação em um jornal com circulação diária. Fato que se concretizou em 1993, fazendo com que Santo Ângelo e a região Noroeste passassem a contar com um jornal diário.  

A liderança incontestável

Com o advento da circulação diária, A Tribuna consolida ainda mais a sua hegemonia absoluta em número de assinantes e circulação geral, solidificando, definitivamente, a sua posição de liderança em mídia impressa e como o único Jornal Diário de Santo Ângelo e da região Noroeste.

Hoje o jornal A Tribuna, após passar por uma reestruturação geral em suas editorias e na sua apresentação gráfica, trabalha na finalização do novo prédio que irá abrigar seu complexo de pré-impressão e impressão. Esse trabalho todo foi coroado nos últimos dois anos pelo resultado altamente alvissareiro, mostrado pela pesquisa independente efetuada pelo Instituto Methodus, que revela A Tribuna como o jornal mais lido da cidade e também o jornal preferido de 75% do público que lê jornal em Santo Ângelo. Sendo que destes, 68,1% consideram o jornal bom/ótimo. A Pesquisa do Instituto Methodus, finaliza informando que 94,9% dos entrevistados consideram como principal qualidade de A Tribuna a confiabilidade do jornal.

 

 

Direção:

Diretor de Planejamento e Marketing: Luis Frederico Andres

Diretor de Jornalismo: Luiz Valdir Andres Filho

Diretora de Relações Sociais: Andrea Andres Vendramin

 

 

Gerencias:

Redação/Editor: Hogue Dorneles Neto

Industrial | Circulação/Vendas: Carlos Roberto Severo

Financeiro/Pessoal: Arnildo Copetti

 

Coordenação Setorial:

Assinaturas/Vendas: Vera Lucia

Circulação e Distribuição: Fernando Dorneles

Pré-impressão/Produção Gráfica: César Moura

Pessoal/Administrativo: Everlise Portalete

 

 

Colaboradores:

Angelise Fagundes

Artur Hamerski

Alexandre Garcia

Érico Müller

Getulio Zborowski

Gilberto Kerber

Maria Cecília Medeiros de Farias Kother

Maria Loni Madrid

Mauro Azeredo

Oda Kotowski

Otávio Reichert

Paiva Neto

Paulo Renato Ziembowicz

Renato Marsiglia

Rodrigo Zucco

 

 
 

Negócio:

Produzir e disponibilizar informação e entretenimento.

 

 

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar