Imigrantes nas ruas de Santo Ângelo

Crédito foto: Rogério Sartori/AT

 

Nessa semana, vários imigrantes haitianos e senegaleses chegaram ao Rio Grande do Sul, visando legalização para trabalhar no país. A presença dos estrangeiros pode ser vistas em vários municípios gaúchos e em Santo Ângelo a situação não é diferente. Quem passar pelas ruas centrais da cidade vai perceber a presença de ambulantes estrangeiros.
Alguns são imigrantes haitianos, outros senegaleses e até sul-africanos podem ser vistos vendendo relógios, pulseiras, capas de celulares, correntes e outros produtos. É o caso do sul africano Lucas Beye, de 24 anos, que veio da Cidade do Cabo, na África do Sul. Ele conta que está no Brasil há 8 meses e chegou pelo Porto de Santos, em São Paulo. Depois seguiu direto para Bento Gonçalves.
Lucas explica que está em Santo Ângelo há dois meses. “Estou morando aqui, mas comercializo meus produtos também em outros municípios da região. No período de temporada de verão também vou para as praias de Santa Catarina para comercialização de meu material”, observa.


IDIOMA
Lucas lembra que no começo foi complicada a comunicação, pois falava apenas o francês. “O português é um idioma bem diferente do nosso país. Na África do Sul, as pessoas falam francês, inglês e vários dialetos tribais. Levei mais de dois meses para conseguir entender um pouco do português. Não é fácil, mas estou aprendendo”, explica.
O sul-africano salienta que, apesar das dificuldades em deixar sua pátria e entrar num país estranho com outro idioma, está gostando do Brasil. “O idioma é diferente, mas tem algo que facilita. Em todo o Brasil as pessoas falam o português ao contrário do meu país que cada região se comunica num idioma diferente. Isso é um diferencial importante”, ressalta.


FAMÍLIA
“Não tenho filhos nem esposa, mas pais e 13 irmãos. Eu mando dinheiro para eles todos os meses. Diariamente faço contato com eles pela internet para saber como estão. A ligação internacional pelo celular tem o sinal é muito ruim”, revela Lucas.

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar