TRE deve divulgar a lista dos eleitores faltosos até o dia 22 deste mês


 

O Tribunal Regional Eleitoral (TRE) deve di­vulgar a lista dos elei­tores faltosos que dei­xaram de votar ou não justificaram a ausência nos três últimos plei­tos no dia 22 de maio. O anúncio foi feito ontem pela chefe do Cartório da 45ª Zona Eleitoral de Santo Ângelo, Marivani Gonçalves Medeiros.

 

Na área de abran­gência da 45ª Zona Elei­toral que compreende ainda os municípios de Entre-Ijuís, Eugênio de Castro, Vitória das Mis­sões e São Miguel das Missões, Marivani es­clarece que foram aten­didas apenas 14 pessoas que regularizaram a sua situação com a Justiça Eleitoral.

 

Mas, observa, os fal­tosos poderiam também regularizarem sua situa­ção em cartórios eleito­rais de outras cidades e pagarem uma multa or­çada R$ 3,51 por eleição. Como são três pleitos, o valor ficou em R$ 10,53, calcula.

 

Ela lembra que cada turno é considerada uma eleição. “Quem perdeu o prazo terá o título can­celado”, alerta Mariva­ni. Antes do período de abertura para honrar os compromissos com a Justiça Eleitoral que começou em fevereiro, recorda, eram 561 cida­dãos de Santo Ângelo e 37 de Entre-Ijuís.

 

SISTEMA BIOMÉTRICO

 

Conforme Marivani, a maioria dos eleito­res que se dirigiram ao Cartório neste período para se submeterem ao sistema biométrico. Na segunda-feira, 4, quan­do expirou o prazo para regularização de quem não votou ou apresen­tou justificativa, foram atendidas 83 pessoas. Porém, afirma, houve dias em que foram aten­didos mais de 100 elei­tores.

 

Com o título cance­lado, o eleitor sofrerá algumas penalidades, entre as quais não vai poder de participar de concurso público, cita Marivani. Ela adianta que os eleitores para os quais o exercício do voto é facultativo - menores de 18 anos, maiores de 70 anos e os analfabetos - não serão identificados nas relações de faltosos, bem como as pessoas com deficiência para as quais o cumprimento das obrigações eleito­rais seja impossível ou extremamente oneroso.

 

Foto: Danton Mousquer/AT

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar