Coleta de dados para o Censo Escolar começa no dia 27 de maio pela internet


 

O Instituto Nacio­nal de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) di­vulgou o calendário para as duas etapas de coleta e atividades de execução do Censo Escolar da Edu­cação Básica de 2015, que será feito pela internet, por meio do sistema Edu­cacenso.

 

O período de coleta, digitação e envio de da­dos começa no dia 27 de maio com a abertura do sistema Educacenso. Diretores, responsá­veis pela escola ou pelo sistema informatizado deverão inserir as infor­mações até o dia 31 de julho. Os dados prelimi­nares devem ser enviados pelo Inep ao Ministério da Educação até 26 de agosto.

 

Após a publicação dos dados preliminares no Diário Oficial da União, os diretores das escolas terão até 30 dias para fazer a conferência e re­tificação, se for o caso, de erros de informações, diretamente no Educa­censo. Essa etapa é apenas para correção de erros e não para inserção de no­vas informações caso o responsável pela escola não tenha preenchido os dados no período de co­leta.

 

MATRÍCULAS

 

O envio do número de matrículas presenciais efetivas em cada estado, município e no Distrito Federal será feito pelo Inep até 30 de novembro, e a divulgação dos resul­tados finais está marca­da para 29 de janeiro de 2016. A segunda etapa do Censo Escolar começa­rá em 1º de fevereiro de 2016, com a abertura do módulo Situação do Alu­no no Educacenso, para entrada de dados de ren­dimento e movimento escolar dos alunos decla­rados ao Censo Escolar 2015.

 

Diretores e responsá­veis pela escola deverão inserir esses dados até 18 de março de 2016. A disponibilização das taxas de rendimento e dos relatórios por esco­la para conferência será feita pelo Inep em 1º de abril de 2016. Os erros serão corrigidos pelos gestores até 15 de abril de 2016. Os dados finais sobre o rendimento e movimento escolar de 2015 serão di­vulgados pelo Inep no dia 6 de maio de 2016.

 

Foto: Divulgação

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar