Feira do Peixe será aberta hoje


 

A tradicional Feira Municipal do Pei­xe de Santo Ângelo que chega em 2015 à sua 13ª edição na Semana Santa será aberta oficialmente nesta terça-feira, 31. Pela primeira vez, o evento ocorrerá em um novo local, uma vez que em anos anteriores era realizada na Praça Leô­nidas Ribas.

 

De acordo com infor­mações do secretário da Agricultura, Vander da Rosa, a Associação dos Produtores de Peixe de Santo Ângelo (Aprope­sa) e Prefeitura chega­ram a um acordo quan­to à definição do local, uma vez que o pavilhão de hortigranjeiros situa­do na avenida Venâncio Aires foi totalmente re­modelado recentemente. “E no pavilhão existem quatro boxes destinados exclusivamente para os produtores comerciali­zarem peixe in natura e fruta durante esta sema­na das 8 às 22 horas, ou até quando tiver público, sem fechar ao meio-dia”, acrescenta o vice-presi­dente da entidade, Alce­mir dos Reis.

 

Naquela área também foi montada uma cozinha para fritura dos peixes atendendo as normas da Vigilância Sanitária garantindo assim uma maior qualidade dos ali­mentos. A escolha daquele es­paço no centro da cidade também representaria uma economia, uma vez que quem promove a fei­ra é a Apropesa. “A admi­nistração município dá o poio logístico e financei­ro para concretização do evento”, esclarece Van­der.

 

Vander afirma que os alvarás de licença para funcionamento da feira foram concedidos pelo Corpo de Bombeiros e Vigilância Sanitária para venda do produto que neste ano terá uma novi­dade: comercialização de queijo colonial da Coope­rativa, além de vinho. Serão quatro famílias de produtores que esta­rão expondo e comercia­lizando o produto.

 

A expectativa de Van­der é que deverão ser co­mercializados em torno de 15 toneladas de peixe “in natura” e mais apro­ximadamente 8 mil qui­los de peixe frito. A previsão é de manter a mesma média de vendas da edição da feira do ano passado quando ocorreu na Praça Leônidas Ribas.

 

Na Sexta-Feira San­ta, entretanto, as bancas estarão disponibilizando peixe até pouco após do meio-dia. Em princípio, o peixe frito deverá ter um cus­to que varia de R$ 5,00 a R$ 8,00, dependendo do tamanho. Serão colo­cados à venda peixes das espécies carpa-húngara, carpa-capim, prateada, cabeça-grande e tilápia. 

 

Foto: Danton Mousquer/AT

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar