Painel sobre o Rio Itaquarinchim abre a Semana da Água


 

Com a finalidade de chamar a aten­ção para o rio que banha a nossa cidade por meio de ações de preservação, com vistas a despertar nos estudantes e na po­pulação santo-angelense o compromisso com o cuidado e a preservação do Rio Itaquarinchim, a Administração Munici­pal de Santo Ângelo e o Comitê de Revitalização do Rio Itaquarinchim realizam a Semana Mu­nicipal da Água nos dias 20, 21 e 22 de março, em razão do Dia Mundial da Água, o qual é celebrado no mesmo dia da funda­ção do município de San­to Ângelo.

 

OBJETIVO

 

O objetivo principal é promover ações que permitam a tomada de consciência sobre a im­portância da preservação do Rio Itaquarinchim, bem como de ações para a sua recuperação e revi­talização.

 

O público-alvo são os estudantes da Educação Infantil e ensino funda­mental da Rede Munici­pal de Ensino, estudantes do ensino fundamental e médio da Rede Particular e Estadual de Ensino e a comunidade em geral. Para isso, serão realiza­das atividades educati­vas, com vistas a desper­tar nos estudantes e na população santo-ange­lense um compromisso com o “Ita”, e a revita­lização de um trecho do Rio Itaquarinchim (bair­ro São Carlos – Avenida Sagrada Família – Aveni­da Brasil – bairro Caste­larin e bairro Aliança).

 

PRIMEIRA ETAPA

 

A primeira etapa des­te projeto inicia na sex­ta-feira, 20 de março, às 9h, no auditório da Aci­sa, com a realização do Painel de Debates “Não Deixe Morrer o Itaqua­rinchim”, com o debate sobre três temas: “A si­tuação do Rio Itaquarin­chim”, que será aborda­do pela URI, “Sistema de Abastecimento”, assunto pautado pela Corsan, e “Sustentabilidade”, apresentado pela Uni­juí. No sábado, 21, às 9h, ocorre o mutirão de lim­peza do Rio Itaquarin­chim e o lançamento do projeto “Não Deixe Mor­rer o Itaquarinchim”, na Cascata do Rio Itaqua­rinchim, no bairro Kurtz.

 

E no domingo, dia 22, a partir das 9h, dia em que é celebrado o dia mundial da água – além do aniversário do muni­cípio de Santo Ângelo e da Companhia Riogran­dense de Saneamento (Corsan) -, serão realiza­das ações preventivas em prol do meio ambiente durante a realização do Brique da Praça Leônidas Ribas.

 

PRÓXIMAS ETAPAS

 

Nas próximas etapas do projeto, serão produ­zidas cartilhas educati­vas para estudantes das escolas municipais, além da produção de material de divulgação, que se­rão entregues pelos es­tudantes das escolas do município aos cidadãos que moram às margens do Rio Itaquarinchim.

 

Ainda, a elaboração de projetos pelas esco­las, com a apresentação das ações desenvolvidas pela comunidade esco­lar no mês de outubro e os concursos de poemas, desenhos e fotografias. Por fim, a revitalização e a recuperação de um tre­cho do rio e a construção de pista para caminhada, com a colocação de ban­cos, lixeiras para a cole­ta seletiva e o plantio de árvores.

 

Além do Governo Mu­nicipal e do Comitê de Revitalização do Rio Ita­quarinchim, são parcei­ras deste evento: Comis­são do Lixo, Associação Comercial e Industrial de Santo Ângelo (Acisa), Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), Sindilo­jas Missões, Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente (Conde­ma), Grupos de Escotei­ros, URI, IESA, Emater/Ascar, Corsan, ONG Eco Global Missões, Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Ijuí, Fundo de Ges­tão Compartilhada, Se­cretarias Municipais, 14ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE) , 1º B Com Div, 12ª Coordena­doria Regional de Saúde (CRS), Trilheiros, Câma­ra Municipal de Verea­dores, Movimento Tradi­cionalista Gaúcho (MTG) e Piquete Herdeiros da Tradição.

 

RIO ITAQUARINCHIM

 

 

Exerceu uma impor­tância estratégica no de­senvolvimento de Santo Ângelo ao longo de sua história. Suas nascentes lím­pidas estão localizadas junto ao atual Distrito de Comandaí. O rio divide a cidade e é fonte para a captação da água que abastece parte da popu­lação.

 

Foto: Rodrigo Bergsleithner/AI Prefeitura de Santo Ângelo

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar