Sesc inicia hoje atividades da Unidade de Saúde Preventiva

 

Em uma parceria da administração nunicipal com o Serviço Social do Comércio (Sesc) de San­to Ângelo, iniciam nes­ta quarta-feira, 25, às 11 horas, na Praça Pinheiro Machado, as atividades da Unidade de Saúde Pre­ventiva (USSP).

 

O objetivo da instala­ção da unidade é realizar ações de saúde preventi­va para reduzir o tempo de diagnóstico de proble­mas de saúde associados às seguintes patologias: câncer de mama, câncer de próstata, câncer do colo de útero, doenças crônicas não-transmis­síveis (hipertensão arte­rial, diabetes, colesterol e triglicerídeos), doenças associadas à visão e taba­gismo.

 

De acordo com o ge­rente do Sesc Santo Ân­gelo, Luciano Maso, a estrutura principal inclui um caminhão semi-rebo­que (14m x 2,6m x 2,9m) que oferece sala de ma­mografia, consultório of­talmológico, sala de exa­mes, sanitário adaptado, consultório de ginecolo­gia, ecografia e eletrocar­diografia.

 

“Além disso, há uma estrutura de apoio, com uma tenda de triagem, e o Sesc conta com uma equipe de trabalho que conta com enfermeiro, técnicos de enfermagem, técnicas de radiologia, oftalmologista, radiolo­gista, ultrassonografista e um laboratório de patolo­gia”, explica.

 

O público a ser atendi­do é a população em geral de Santo Ângelo, com en­caminhamento por meio da secretaria municipal de Saúde, e comerciários e seus dependentes, en­caminhados pelo Sesc e preferencialmente com renda de até três salários mínimos. “No Rio Grande do Sul, foram 35 cidades atendidas por meio desta iniciativa no ano passa­do”, disse Luciano Maso.

 

EXAMES

 

Exames que serão ofe­recidos por meio desta parceria: exame de coles­terol, glicemia e triglice­rídeos; exame de pressão arterial e eletrocardio­grama; exames de ma­mografia e consultas de oftalmologia; ultrassono­grafia (abdominal supe­rior e total, vias urinárias, obstétrica, mama e prós­tata) e exames de depen­dência à nicotina (Teste de Fagerström, Teste de Pico de Fluxo Respirató­rio e Teste de Monóxi­do de Carbono Exalado).

 

Ao todo, são realizados na USSP 480 consultas oftalmológicas, 480 ma­mografias, 192 exames de ultrassonografia, 192 exames capilares de tri­glicerídeos, colesterol e glicemia; 192 exames de eletrocardiografia, 142 exames preventivos de câncer de colo uterino e, além disso, todo o custo com o médico oftalmolo­gista e com a médica que realiza o ultrassom e a lauda de exames de ma­mografia são por conta do Sesc.

 

Foto: Divulgação

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar