Mulheres são donas de 43% dos negócios do Brasil, diz Serasa


 

Segundo a publicação do Serasa Experian, divulgado na segunda-feira, 23, o Brasil possui 5.693.694 mulheres empreendedoras, o que equivale a 8% da população feminina do País. Se levada em conta a quantidade de empresas, conclui-se que 43% dos donos de negócios do país são do sexo feminino e 57% do masculino.

 

Além disso, do total das empresas ativas no Brasil, 30% têm mulheres como sócias. A pesquisa também concluiu que a idade média das empreendedoras é de 44 anos. Do total de empreendedoras do Brasil, 73% são sócias de micro ou pequenas empresas. O percentual sobe para 98,5% quando contabilizamos, também, as empresas do tipo Micro Empreendedor Individual (MEI). Mais de 1,3 milhão de mulheres brasileiras são sócias de MEI.

 

Por outro lado, apenas 0,2% das mulheres empreendedoras do Brasil são sócias de grandes empresas, sendo que mais da metade delas pertence ao grupo “Elites Brasileiras”, que representa adultos acima de 30 anos, com alta escolaridade e que desfrutam de alto padrão de vida.

 

Em uma pesquisa que leva em conta a região do país, a maior concentração de sócias brasileiras encontra-se no Sudeste, com 52,06% do total. Em segundo lugar aparece o Sul, com 19%. As nordestinas sócias de empresas são 16,53%.

 

Foto: Divulgação

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar