Programa incentiva produtores do PAA a expandir negócios

 

 

Foi lançado, na sexta, 13, pela manhã, no Centro Municipal de Cultura (CMC) de Santo Ângelo, o curso de ca­pacitação que faz parte do Programa Empreen­dedor Rural promovido pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Se­nar) do RS. O curso visa bene­ficiar um grupo restrito de 17 dos 111 produtores ru­rais. O evento conta com a parceria da Secretaria Municipal da Agricultura.

 

O público alvo são agricultores credenciados no Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) e visa fundamental­mente às famílias rurais a expandirem seus negó­cios, ressalta a instrutora do Senar, Leila Cristine Thomas. Ela informa que, serão 17 módulos e terão uma du­ração de 142 horas. O programa trabalha em três linhas: gestão do co­nhecimento; projeto da propriedade ou negócio rural; e desenvolvimento humano. O curso, entre­tanto, está também aber­to às comunidades rurais.

 

PROPOSTA

 

“A proposta do Senar mantido pelo Sindicato Rural do município é a atualização dos agricul­tores em suas atividades que exercem”, justifica Leila. O Empreendedor Rural aborda também questões como legisla­ção, economia e renda nacional, sucessão fami­liar, planejamento par­ticipativo, competências necessárias, entre outros assuntos.

 

 

 

É desenvolvido um módulo por mês se esten­dendo até o final do ano, conforme agenda defini­da. A partir da finalização deste curso, o agricultor estará habilitado a ter uma nova visão sobre a importância do empreen­dedorismo rural.

 

O coordenador do PAA na Capital das Missões, Pedro Paulo Pillon, en­fatiza que os produtores inscritos no programa mantido pelo Ministério de Desenvolvimento So­cial e de Combate à Fome (MDS) do governo federal têm benefícios diretos, porque aprendem gestão de negócios, melhorias na qualidade dos alimentos ofertados à comunidade e esclarecimentos da legis­lação pertinente ao ramo que exerce.

 

A abertura do curso foi prestigiada ainda pelo secretário em exercício da Agricultura, João Barbosa Leite.

 

Renovação de convênio deve ocorrer em março

 

 Pillon adianta que a renovação do convênio do PAA firmado pelo Mu­nicípio com o MDS de­verá ser renovado ainda em março com o aporte de mais recursos gover­namentais em favor para os agricultores que entre­gam 75 tipos de produtos beneficiando 23 entida­des sociais de Santo Ân­gelo.

 

Curso de panificação caseira se realizará de 23 a 25 deste mês

 

 No período de 23 a 25 deste mês, será de­senvolvido o Curso de Panificação Caseira promovido pela Secre­taria da Agricultura em conjunto também com o Senar, na Cozinha Co­munitária da Secretaria Municipal da Assistên­cia Social, Trabalho e Cidadania.

 

INSCRIÇÕES ABERTAS

 

As inscrições se en­contram abertas até o dia 20 de fevereiro. As vagas são limitadas, anuncia Pillon.

O curso terá duração de 24 horas e é direcionado para os produtores rurais interessados.

 

Foto: Danton Mousquer/AT

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar