Cultura recebe doação de trator Deutz com rodado de ferro

 

A Secretaria de Cultura de Santo Ângelo recebeu nesta semana a doação de uma relíquia histórica. Trata-se de um trator Deutz, 1937, com rodado de ferro e de fabricação alemã de propriedade do escritor e historiador Leo Petersen Fett (in memorian).

 

A doação foi realizada pela viúva de Fett, a advogada Carmem Terezinha de Carvalho Fett, que recebeu o secretário de Cultura, Mário Simon e o coordenador de Folclore e Tradição da Secretaria de Cultura, Edson Jardim na residência da família na última quarta-feira, 28.

 

De acordo com o secretário de Cultura de Santo Ângelo, Mário Simon, o veículo será uma das peças que estarão expostas na Mostra de Equipamentos da Colônia que acontecerá durante a 17 ª Fenamilho e posteriormente integrará o acervo do Museu da Colônia, que está em fase de implantação pela atual administração. “O nome Museu da Colônia ainda é provisório, mas o novo museu do município será instalado no Pavilhão da Cultura, localizado no Parque de Exposições Siegfried Ritter”, destacou Simon.

 

O secretário de Cultura salientou ainda que a implantação do Museu da Colônia busca recontar a história e manter “vivos” no município e para as futuras gerações os costumes e as tradições das etnias italiana e alemã. A 17ª Fenamilho será realizada entre 1º e 10 de maio.

 

LÉO PETERSEN FETT

 

Natural de Lajeado, Leo Petersen Fett mudou-se para Santo Ângelo com a família em 1931. Advogado e engenheiro agrônomo por formação era membro da Academia Santo-Angelense de Letras (Asle).

 

Leo morreu em março de 2012, aos 88 anos, após permanecer internado por quase dois meses no Hospital Moinhos de Vento de Porto Alegre, em consequência de uma cirurgia para a retirada de um tumor no intestino. Em 2010, o escritor lançou o livro “Memórias Vivas”. A obra narra fatos marcantes da vida de Leo e ligados a acontecimentos importantes da história do município. Já em 2011, Fett fundou o Instituto Genealógico, Histórico e Geográfico de Santo Ângelo.

 

O DEUTZ 1937

 

O trator Deutz doado à Secretaria de Cultura foi adquirido pelo pai de Leo, o empresário rural Alfredo Leopoldo Fett. A chegada da máquina, em 1938, à Capital das Missões foi um acontecimento para a época.

 

 

Foto: Vanessa Nöthen/AI Prefeitura de Santo Ângelo

 

 

 

Comentários   

 
0 # MARIA RAMIRES 01-02-2015 16:55
que lindo este trator me traz saudades da minha infância pois meu pai era agricultor e muito endei num trator desse ai era lindo estar nas lavoras com meu pai puxando o arado pra lavrar as terras pra nova colhetas minha infância foi linda e feliz muito andei de trator e corta etrilhas junto do meu papai e pra minha sulpresas vim encontrar aqui na cidade de santo angelo este lindo e rara reliquia amei tirar fotos nele e gostaria de fazer uma materia pro jornal da trbuna sobre este trator com minhas fotos autorizo vocês entrar no meu face e pegar as fotos aqui estão elas pra vocês do jornal a trbuna sou escritora e poetisa MARIA RAMIRES
Responder | Responder com citação | Citar
 

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar