Empresas e pessoas físicas já podem destinar IR parao Rugido do Bem

 

 

A presidente do Comdica, Janira Mânica, lembra que empresas e pessoas físicas já podem, na dedução do Imposto de Renda, destinar parte destes recursos ao programa Rugido do Bem. Segundo ela, esse gesto solidário irá beneficiar muitas entidades que atuam na área social de Santo Ângelo.

 

Janira conta que, a partir de 2013, através de uma portaria da Presidência da República, o fundo administrado pela Prefeitura, passou a ser gerido pelo Comdica e um gestor público nomeado pelo prefeito.

 

Ela explica que da Pessoa Física pode ser abatido 6% do Imposto de Renda, enquanto da Pessoa Jurídica 1% na declaração de renda até o dia 30 de dezembro. Caso o doador Pessoa Física destinar via Darf somente em 2015, o abatimento passa a ser de 3%.

 

“Do total arrecadado pelo Rugido do Bem, 5% fica para o Comdica e o restante é repassado para projetos de entidades. Temos um amplo trabalho de fiscalização da destinação dos recursos. Qualquer movimentação financeira somente poderá ser feita após aprovação da assembleia do Comdica”, explica Janira.

 

A presidente observa que os interessados poderão efetuar sua doação até o último dia útil do ano. “O contribuinte precisa fazer um depósito na conta do Fundo Municipal da Criança e do Adolescente, com a identificação da entidade beneficiada. O recibo precisa ser encaminhado à organização beneficiada, que providenciará o recibo de contribuição assinado pelo Comdica. O depósito é na conta do Banrisul 06.110.573.0-3, CNPJ FMDCA 19.115.167/0001-26. O depósito também pode ser entregue na própria entidade que ficará responsável pelo envio do recibo ao Comdica”, detalha.

 

RUGIDO DO BEM

O programa Rugido do Bem existe há oito anos e foi idealizado pela promotora Rosângela Corrêa da Rosa. Na prestação de 2014, referente ao ano base de 2013, o Rugido do Bem arrecadou R$ 472 mil. A presidente do Comdica diz que a expectativa desse ano é conseguir cerca de R$ 600 mil em repasse do Imposto de Renda.

 

As entidades beneficiadas pelo programa Rugido do Bem são as seguintes: Associação dos Amigos do Centro Missioneiro de Equoterapia Santo Ângelo Custódio (CMESAC), Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae), Associação Santo Ângelo Lar do Menino, Centro de Acolhimento Martin Lutero, Centro São José - Lar da Menina, Grupo Espírita Amigos do Chico e Grupo Espírita Ceara do Mestre.

 

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar