Semam encerra hoje a série de mutirões contra a dengue

 

 

 

 

 

Encerra nesta quinta-feira, 27, a série de mutirões contra a dengue de 2014. A atividade é de responsabilidade da Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Semam) de Santo Ângelo. A ação de encerramento iniciou hoje pela manhã no bairro Cristal, zona leste da cidade.

 

De acordo com o secretário substituto Armando Maicá, este será o sétimo mutirão do ano quando uma caçamba e uma retroescavadeira e mais servidores da Semam procedem a remoção do lixo defronte às residências e também nos terrenos baldios.

 

Todos resíduos recolhidos são encaminhados para o aterro sanitário, instalado à margem da ERS 344. Neste trabalho, os agentes de combate a dengue também fazem a coleta, tratamento e eliminação das larvas do mosquito “Aedes aegypti”, transmissor da doença.

 

CONTRIBUIÇÃO

A coordenadora de Vigilância Ambiental, Selenir Arruda, entende que esses mutirões vêm contribuindo para eliminação do lixo, além de auxiliar na redução do número de focos do inseto neste ano. Dados divulgados por ela dão conta que em 2014, houve uma redução superior a 20% em focos em relação ao ano todo de 2013.

 

Além da remoção de detritos nesta ação, os agentes estão vistoriando um maior número de imóveis, efetuando a destruindo as larvas do inseto, o que diminui o risco de proliferação dos focos do “Aedes aegypti”. Levantamento da Vigilância Ambiental aponta que mais de 600 focos do mosquito já foram encontrados até o momento desde o começo do ano, contra 780 em 2013.

 

Ontem, os agentes do órgão visitaram o bairro, com o objetivo de prestar orientações para que os moradores depositem o lixo em frente às residências. Em uma das ações realizadas no Bairro Haller, foram retirados em torno de 70 toneladas de detritos. E no último feito no Bairro José Alcebíades de Oliveira, foram cerca de 35 toneladas.

 

 

 

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar