70% dos animais já foram vacinados contra aftosa

 

Aproximadamente 70% dos bovinos e bubalinos de zero a 24 meses já foram imunizados contra a febre aftosa na segunda fase da campanha. Essa estimativa foi apontada pelo agente administrativo da Inspetoria de Defesa Agropecuária (IDA) de Santo Ângelo, Jorge Ziembowicz.

 

A segunda fase das vacinas iniciou no dia 1º e segue até o dia 30 deste mês. A meta é aplicar as doses em cerca de dez mil animais, até o momento em torno de sete mil reses já receberam a vacina.

 

Segundo Jorge, ainda que nas comunidades rurais se encontram 16 vacinadores comunitários. Ele alerta que o produtor não enquadrado nas linhas do Pronaf terá que entregar o documento comprovando nota fiscal da compra numa das quatro lojas agropecuárias credenciadas pela Secretaria da Agricultura, Pecuária e Agronegócio (Seapa).

 

As doses estão à venda nos seguintes locais em Santo Ângelo: Agropecuária Tio Billi da Rua Sete de Setembro; Vitagro; Comercial Lopes da Avenida Brasil; e Fogo de Chão, nas proximidades da Estação Rodoviária. A proposta de Jorge é reprisar a cobertura vacinal de 100% da população animal alvo a exemplo das últimas quatro etapas consecutivas da campanha.

 

Jorge destaca também que a emissão da Guia de Trânsito Animal (GTA) somente é feita pela Inspetoria depois do prazo de carência da vacina, exceto para abate.

 

Os prazos são os seguintes: para a primeira imunização de terneiros e terneiras é de 15 dias; e para animais até dois anos, sete dias após a vacinação. No momento, ele calcula que se encontram ainda disponíveis para os produtores cadastrados no Pronaf aproximadamente 3,5 mil doses. “Este estoque é suficiente para atender o restante da demanda de animais. Há vacinas suficientes para imunizar todo o rebanho”, reforça o chefe da IDA, veterinário Juarez Dalla Corte.

 

Foto: Danton Mousquer/AT

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar