Justificativa de ausência na votação pode ser feita pela internet no RS

 

A abstenção durante as eleições no Rio Grande do Sul no segundo turno foi de 1.487.457 eleitores aptos a votar (18,21%), superior ao número do primeiro turno, de 1.408.386 (16,8%).  O eleitor que não votou no primeiro ou no segundo turno das eleições no Rio Grande do Sul tem 60 dias para justificar a ausência. O procedimento pode ser feito pela internet, no site do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) (clique aqui).

 

O eleitor precisa entrar no Sistema Justifica e preencher um formulário, escrevendo o nome, a data de nascimento e o número do título eleitoral, além de responder a uma pergunta de segurança. Em seguida, deve explicar por que não votou.

 

Documentos que comprovem a razão da ausência nas eleições, como atestado médico e comprovante de passagem, devem ser digitalizados. Assim, o eleitor não precisa enviar os documentos pelo correio nem ir a um cartório eleitoral.

 

O prazo vai até 4 de dezembro para quem não votou no primeiro turno e até 26 de dezembro para quem não votou no segundo turno. O sistema está disponível apenas nos tribunais regionais eleitorais do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina.

 

Foto: Divulgação

 

 

 

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar