Iniciam as atividades da Semana do Idoso

 

A 1ª edição da Semana do Idoso de Santo Ângelo iniciou nesta quinta-feira, 25. A atividade alusiva ao Dia do Idoso que é celebrado mundialmente em 1º de outubro, é promovida através da Secretaria de Saúde e Comitê de Gestão Estratégico e Participativo em Saúde. Diversas autoridades participaram da cerimônia de abertura do evento.

 

ALERTA

Na oportunidade, a vice-prefeita de Santo Ângelo e presidente do Comitê de Gestão Estratégico e Participativo em Saúde, Nara Damião Makvitz, destacou que a programação tem como objetivo evidenciar a importância do cuidado e respeito com os idosos. Segundo Nara, as atividades tem ainda como foco o alerta à sociedade de que é preciso preparar as novas gerações para assegurar um envelhecimento digno e saudável.

 

Em junho, a atual administração intensificou as ações voltadas às pessoas idosas do município com a criação da Coordenação da Saúde do Idoso. A médica especialista em Geriatria e coordenadora da Saúde do Idoso de Santo Ângelo, Cláudia Colisse, salienta que o envelhecimento populacional é um fenômeno mundial. “Só no Brasil, existem quase 20 milhões de pessoas idosas e isso representa 11% da população do país”, afirma Cláudia.

 

De acordo com o Censo 2010, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE), em Santo Ângelo, existem 10.686 idosos, ou seja, 14% da população do município é idosa. As projeções apontam que em 40 anos o percentual de pessoas idosas deve triplicar no Brasil, aproximando-se de 29,7% da população. Essas mesmas perspectivas indicam que, em 2050 haverá duas vezes mais idosos do que crianças no país.

 

Segundo Cláudia, com o aumento da população idosa é necessário garantir um envelhecimento saudável e tranquilo, com dignidade e sem temor, opressão ou tristeza.

 

PROGRAMAÇÃO

A programação da 1ª Semana do de Santo Ângelo que tem como tema “Amar e cuidar do idoso é respeitar o nosso próprio futuro”, prossegue até 2 de outubro. As atividades serão encerradas com o Baile Regional do Sesc no Clube Comercial.

 

Ontem, 25, além da abertura oficial aconteceu a Roda do Conhecimento com a participação de representantes da OAB, Procon, Coordenação da Saúde Mental da Secretaria de Saúde de Santo Ângelo, Associação dos Aposentados na comunidade (Arbapesa) e Sindicato dos Trabalhadores Rurais (STR).

 

 

Foto: Vanessa Nöthen/AI Prefeitura de Santo Ângelo

 

 

 

 

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar