Recolhidas 35 toneladas de lixo em mutirão contra a dengue

 

Dentro do cronograma elaborado pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Sema) de Santo Ângelo em parceria com a Vigilância Ambiental, na manhã desta quinta-feira, 18, foi realizado mais um mutirão contra a dengue.

 

Mais de 35 toneladas de lixo e entulhos no Bairro José Alcebíades de Oliveira, zona leste da cidade. Esta ação visa, principalmente, intensificar a prevenção contra o surgimento de focos do mosquito “Aedes aegypti”, transmissor da doença.

 

Uma equipe formada por 15 agentes da Vigilância Ambiental atuou na ação. A Sema empregou uma caçamba, uma retroescavadeira para remoção dos detritos e uma caminhonete para remoção de materiais metálicos. A Coordenadora Selenir Arruda, recorda que neste ano foram desencadeados mutirões nos Bairros Harmonia, Boa Esperança, Santo Antônio, Haller e agora no Alcebíades. “O cronograma de atividades é definido pela Semma e Vigilância Ambiental através de solicitações da própria comunidades para que as ações sejam desenvolvidas”, justifica.

 

Todo lixo recolhido é encaminhado para o aterros sanitário situado à margem da ERS 344. “A proposta dos dois órgãos parceiros é também adotar essas medidas preventivas contando com a colaboração da comunidade para diminuir a proliferação de criadouros do inseto, uma vez que se aproxima o verão, mas altas temperaturas já estão sendo registradas”, reforça Selenir. 

 

TRABALHOS SERÃO RETOMADOS HOJE

 

Selenir relata que na última quarta-feira, 17, agentes de combate à dengue realizaram a coleta, tratamento e eliminação dos focos do mosquito no interior dos imóveis do mesmo bairro e ontem em terrenos baldios e nas ruas.

 

Ela observa que o maior volume de resíduos foi de mobiliário antigo e descartado e entulhos de materiais de construção, além de muitos folhas e galhos de árvores. A caçamba pertencente à Secretaria e tem capacidade para transporte de cargas que variam de seis a sete toneladas.

 

No mutirão anterior, realizado no Bairro Haller, que possui uma área superior a do Alcebídas, foram removidos em torno de 70 toneladas de lixo, estima o secretário José Ricardo Ferreira. A Sema utilizou nesta ação seis servidores do órgão com maquinário.

 

Como o trabalho foi interrompido após o meio-dia de ontem em decorrência da chuva, o mutirão deverá ser retomado nesta sexta-feira, 19, no bairro por equipes dos dois órgãos, por conta do excesso de lixo que ainda precisa ser removido.

 

 

 Foto: Rogério Sartori/AT

 

 

 

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar