Unijuí terá curso de Medicina, confirma Ministério da Saúde

 

Ijuí é um dos municípios selecionados para receber o curso de Medicina. A confirmação foi feita na tarde desta quinta-feira, 4, por parte do Ministério da Saúde. A decisão foi comemorada pelo Reitor da Unijuí, Martinho Kelm. O Governo Federal autorizou a criação de 39 novos cursos de medicina, quatro deles em municípios do Rio Grande do Sul- Erechim, Novo Hamburgo, São Leopoldo e Ijuí. 

 

A iniciativa faz parte da estratégia do Programa Mais Médicos de expansão da formação no país. As oportunidades de formação em Medicina, que serão criadas, fazem parte das ações estruturantes da saúde. Na seleção das 39 cidades, o Ministério da Educação levou em conta a necessidade do curso, a estrutura da rede de saúde para realização das atividades práticas e a capacidade para abertura de residência médica.

 

Recentemente, a estrutura da rede básica de saúde do município de Ijuí passou por avaliação in loco, realizada por comissão designada pelo Governo Federal. Com esta confirmação, inicia agora o processo de credenciamento das Universidades aptas a implantar o curso.

 

Em Ijuí, uma ampla mobilização vem sendo feita desde 2012 pelo Comitê Pró-Curso de Medicina em Ijuí, reunindo, além da Universidade, Prefeitura, Hospital de Caridade, Câmara de Vereadores e ACI. O projeto do curso de Medicina já foi aprovado pelo Conselho Universitário da UNIJUÍ. Conforme destaca o Reitor, a Universidade está preparada para a implantação do curso de Medicina, e toda a estrutura necessária para os dois primeiros anos de andamento do curso estão garantidas. O curso deve durar um total de seis anos.

 

 A Universidade projeta um investimento de R$ 10 milhões em infraestrutura e laboratórios para as atividades a serem desenvolvidas no terceiro e quarto ano. Para os dois últimos anos de curso, os acadêmicos utilizarão a estrutura do Hospital de Caridade de Ijuí, com quem a UNIJUÍ possui convênio firmado.

 

Martinho Kelm destaca que está prevista uma audiência pública para o próximo dia 10, em Brasília, quando o Governo Federal deverá divulgar as regras de enquadramento das universidades no edital, a ser divulgado ainda este mês.

 

 

 Fonte: Comunica@/Unijuí

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar