DENGUE: Mutirão é retomado com recolhimento de 40 toneladas de lixo

 

A Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Sema) de Santo Ângelo em uma parceria com a Secretaria de Saúde, através da Vigilância Ambiental, retomou ontem durante a manhã o mutirão contra a dengue. A ação preventiva ocorreu no Bairro Santo Antônio, zona oeste da cidade, que resultou no recolhimento de 40 toneladas de lixo.

  

Segundo informações da coordenadora da Vigilância Ambiental, Selenir Arruda, neste trabalho é feita a remoção de lixo nas residências e arredores do bairro. Nesta ação, a Sema empregou uma retroescavadeira e dois caminhões caçamba para retirada dos resíduos. Também neste serviço 30 agentes de combate à dengue pertencentes ao quadro da Vigilância Ambiental efetuaram a coleta, tratamento e eliminação dos criadouros do mosquito “Aedes aegypti”, transmissor da doença, assinala Selenir.

 

MAIS DE 500 FOCOS

Ela destaca que o recolhimento de lixo também auxilia para eliminação dos focos do inseto. Estimativas divulgadas ontem por Selenir dão conta que neste ano até o momento foram detectados mais de 500 focos do “Aedes aegypti”, bem superior ao número registrado neste período de 2013.

 

Ela justifica o incremento de criadouros destruidos pelo fato de que um maior número de imóveis está sendo vistoriado pelos agentes do órgão e através dos mutirões. “As ações preventivas a cada ano estão sendo intensificadas”, relata.

 

Inclusive, muitas casas são visitadas mais de uma vez. Uma média de 25 residências são vistoriadas diariamente por agente. Conforme ela, 25 agentes se encontram em trabalho de campo. Cerca de 625 imóveis são fiscalizados pelas equipes da Vigilância Ambiental por dia, calcula.

 

 

Foto: Vigilância Ambiental/ Divulgação

 

 

 

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar