Comissão do Senado estuda abolir "ç", "ch" e "ss" da língua portuguesa

 

Mal deu tempo para entender o que o último acordo ortográfico fez com o acento de "voo", com o hífen de "antissocial" e com o trema de "cinquenta", e uma nova proposta, ainda mais radical, já está em elaboração pela Comissão de Educação do Senado. 



A partir de 2016, se entrar em vigor o projeto que pretende fasilitar o ensino e a aprendizajem da língua portugeza, vosê poderá ser obrigado a escrever assim (leia outros exemplos abaixo).


As (mais recentes) novas regras para o português devem ser apresentadas pelo grupo técnico da Comissão de Educação até 12 de setembro. Elas podem alterar as mudanças que tinham obrigatoriedade prevista para o fim de 2012, foram prorrogadas por quatro anos, e que, até agora, quase ninguém aprendeu direito. Além de reduzir o número de regras e exceções na língua, o objetivo da comissão é expandir o debate com a comunidade, especialistas e países que falam o português.

 

Conforme o senador Miranda, o objetivo é ter a versão final do projeto pronta até maio de 2015 para que seja colocada em votação e possa entrar em vigor no início de 2016. Até lá (e se chegar lá), o processo é longo, e não são poucos os obstáculos.

 

No caminho, ainda estão a resistência que mudanças radicais provocam, a morosidade com que o assunto é levado no Brasil — o último acordo ortográfico proposto foi discutido na década 1970, assinado em 1990 e aplicado a partir de 2008 — e a necessidade de se convencer todos os países a aprovarem a nova forma de se escrever português.

 

Conheça regras que devem ser propostas pela CE:

Fim do H no início da palavra:
Homem - Omem 
Hotel - Otel 
Hoje - Oje 
Humor - Umor 

 

G fica som de "gue":

Guerra - Gerra 
Guitarra - Gitarra 


CH substituído por X:
Chá - Xá 
Flecha - Flexa



S com som de Z vira Z:
Asa - Aza
Brasília - Brazília
Base - Baze 


X com som de Z vira Z:
Exame - Ezame
Executar - Ezecutar



C antes de E e I vira S:
Censura - Sensura
Cedo - Sedo
Cidade - Sidade


SS vira S:
Gesso - Geso
Fossa - Fosa



SC antes de E e I vira S:
Nascer - Naser



XC com som de S vira S:
Exceto - Eseto
Excêntrico - Esêntrico

 

 

 

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar