Professores participam de formação do Pacto Nacional para Alfabetização

 

 

 

 

Professores alfabetizadores da Rede Municipal de Ensino de Santo Ângelo participam do Pacto Nacional para a Alfabetização na Idade Certa. O programa consiste na realização de ações e referências curriculares e pedagógicas que são disponibilizadas pelo Ministério da Educação (MEC) em um curso de formação continuada aos educadores do primeiro ao quarto ano do ensino fundamental.

 

O Pacto Nacional para a Alfabetização na Idade Certa é um compromisso formal assumido pelos governos federal, do Distrito Federal, dos Estados e municípios para assegurar que todas as crianças estejam alfabetizadas até os 8 anos, ao final do terceiro ano do ensino fundamental.

 

Segundo a secretária de Educação de Santo Ângelo, Rosa Maria de Souza, dos 5.568 municípios do Brasil, apenas 137 não aderiram ao programa até 31 de dezembro de 2012 e Santo Ângelo era um deles. “Ao assumir o Poder Executivo do município, a atual administração optou por aderir à iniciativa no início de 2014”, destacou Rosa.

 

Em Santo Ângelo, os professores participam desde maio da formação continuada que acontece em encontros mensais. No primeiro semestre letivo, já foram realizadas 55 horas de formação de um total de 120 horas.

 

No município, o Pacto Nacional pela Alfabetização da Idade Certa é coordenado pela diretora pedagógica da Secretaria de Educação, professora Sônia Obermeier e pelas orientadoras Rosane de Fátima Silva e Roseli Ferreira de Melo. Sônia explicou que o programa prevê uma bolsa mensal de R$ 200 para cada professor participante, desde que o mesmo obtenha 75% de frequência nas formações.

 

A supervisora geral do Pacto Nacional pela Alfabetização da Idade Certa, professora Sônia destacou ainda que os participantes receberão certificação pela instituição de ensino superior responsável pelo polo no qual o município está inserido. No caso de Santo Ângelo a instituição responsável é a Universidade Federal de Santa Maria (UFSM).

 

 

Foto: Priscila Nhoatto/AI Prefeitura de Santo Ângelo

 

 

 

 

 

 

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar